"A sociedade aberta e seus inimigos"

A partir de hoje está inaugurada a seção de textos do blog Gazeta Cultural. Serão textos sobre diversos ramos do conhecimento, seja sobre artes seja sobre politica ou teorias por autores de grande reputação. Por serem textos de uma dimensão maior que o meu blog permite, pensei ser melhor a publicação detes textos em um outro blog. Assim, apenas publico aqui no Gazeta Cultural uma introdução, o nome do autor e o link para a leitura deste texto na sua ítegra.


Deste modo, hoje publico um texto introdutório ao grande livro “A sociedade aberta e seus inimigos“, do rande escritor liberal Sir Karl Popper. Em relação aos comentários, apenas este blog os aceita.

“Este livro esboça algumas das dificuldades enfrentadas pela nossa civilização, em sua busca da humanidade e da razoabilidade, da igualdade e da liberdade. Uma civilização que ainda não se recuperou de todo do choque inicial de seu nascimento – da transição da sociedade tribal, com sua submissão às forças mágicas, a sociedade fechada, para a sociedade aberta, que põe em liberdade as faculdades críticas do homem. O choque dessa transição é um dos fatores que possibilitaram o surgimento dos movimentos reacionários que tentaram, e ainda tentam, derrubar a civilização e retornar ao tribalismo. Este livro busca contribuir para que compreendamos o totalitarismo e a significação da permanente luta contra ele. Procura também examinar a aplicação dos métodos críticos e racionais da ciência aos problemas da sociedade democrática. Analisa os princípios da mecânica social gradual, em oposição à mecânica social utópica – a mais poderosa das quais é a que denomino historicismo.”

Para continuar a le-lo, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s